sábado, 9 de maio de 2009

Má educação*

Longe de mim querer ser o tipo de babaca que volta de fora do País e acha o Brasil uma bosta, mas é impossível não comparar com os lugares onde estive antes. Ontem fui a um bar novo (???) e na hora de pagar a comanda, duas espertas furaram a fila entrando na frente das pessoas que estavam a minha frente. Olhei, estiquei o braço e dei uma cutucada no ombro de uma delas:
-Moça, a fila começa ali atrás.
-Mas tinha um cara aqui, virado para lá, entramos atrás dele.
-Ok, mas o final da fila é ali.
Ela disse qualquer coisa e continuou no lugar. Se eu fosse a minha mãe, teria xingado, dado uma voadora no peito dela e tomado o lugar de volta, mas deixei pra lá pensando que teria sido muito melhor se as duas compensassem a falta de atributos físicos com educação, mas não contentes em serem beeeeem feias, ainda eram mal-educadas. Coitadas, vão morrer solteiras.
Em Londres as pessoas definitivamente não são simpáticas, mas coisas básicas como esperar todos descerem do vagão do metrô antes de entrar é normal. Já o australiano é extremamente educado. Mais do que isso, é gentil. Os caixas do mercado, atendentes do McDonald's e lojas em geral sempre perguntam como você está, agradecem ao final e desejam um bom dia. Na rua as pessoas te olham e cumprimentam com um sorriso e na balada sempre pedem licença e desculpam-se caso esbarrem em você. Isso quando estão sóbrios, no final da noite tocam o terror e acabam com os fast-foods.
Pensado melhor depois, cheguei à conclusão de que eu também fui ou sou culpado pela falta de educação dela. Se eu tivesse chamado um garçom ou gerente ela teria ido para o fim da fila, passado vergonha e talvez aprendido. Ou não.
*Má educação é o nome de um filme do diretor espanhol Pedro Almodóvar e nada tem ver com o assunto deste post.

3 comentários:

Unknown disse...

huahau.. imagina então.. vc em Sampa.. aki tem fila pra tudo qto é coisa.. esses dias fui perguntar algo numa loja... e vc acresita que tinha fila.. tinha mais dez pessoas.. tudo isso para uma simples pergunta!! aff.. mais enfim... as pessoas são mal educadas mesmo.. e aki em sampa... são piores ainda.. aff.. e pior de tudo.. aprendi a ser mal educada e estressada.. aff.. deve ser coisa do meio em vivemos!!

leandro disse...

Mas o povo é assim justamente porque ninguém repreende ninguém. Se toda vez que um individuo furasse o sinal vermelho, jogasse lixo na rua ou fumasse em área não apropriada, fosse chamado atenção, aposto que ninguém o faria. Mas muitos devem pensar: vou arriscar minha vida dando lição em outro? Vou fazer coisa que é trabalho do governo, da polícia ou do empresário?
E nessa continuamos...

Anônimo disse...

Querido, intitulando textos com nome do filme do meu titio? ahahaha
bjs